o que o estúdio deve oferecer

tattoonapaz

Fiz este texto para o BR Press e Yahoo, com dicas de como escolher um estúdio para um tatuagem sem riscos à sua saúde.

” (BR Press) – Fazer uma tatuagem ou piercing envolve mais do que a escolha do desenho, mas também do estúdio. Com o aumento de estúdios de tatuagem, especialmente na região central de São Paulo, muitos acabam não cumprindo as normas de funcionamento estabelecidas pelo Sindicato dos Tatuadores, que envolvem desde esterilização do material até o uso de máscaras na hora do procedimento…”

Continua no Leia Mais

Para tentar diminuir os casos de estúdios clandestinos e materiais de baixa qualidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que, a partir de agosto deste ano, todo material utilizado na prática da tatuagem desde agulhas até as tintas deverão ser registradas junto ao orgão.

Em entrevista ao site Portal Tattoo, o gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, Paulino Araki diz que assim “será possível conhecer a forma de apresentação, quantidade e composição destas tintas e disciplinar a forma de utilização, distribuição e armazenamento dos produtos.” Ele alerta para o uso de pigmentos de má qualidade, que podem causar reações alérgicas consideráveis e, a longo prazo, até tumores.

Doenças

Vírus da hepatite C e Aids também são facilmente transmitidos por agulhas e catéters não descartáveis. Por isso deve-se ser cuidadoso na hora da escolha do estabelecimento. O estúdio deve lembrar bem uma sala cirúrgica onde o tatuador, assim como o médico, deve usar máscara, luva e avental.

A estufa para esterilização é um equipamento antigo e, segundo o Sindicato dos Tatuadores, possui falhas de biossegurança e manipulação. Portanto, recuse submeter-se à tattoo ou piercing caso identifique esse tipo de esterilização.

Preço X higiene

“O problema é que, na vontade de fazer a tatuagem ou piercing, muitas vezes a pessoa acaba optando muito mais pelo valor do que pelas condições de higiene oferecidas pelo profissional e seu estúdio. Já trabalhei num estúdio que a pessoa que fazia os piercings esterilizava o material numa caneca de água que fervia o café”, revela o tatuador Felipe Praça, 25 anos.

A tatuagem é mais do que modismo, é um conjunto de estilo de vida, atitude e um desenho que você se identifica e que irá levar para o resto da vida. Por isso, é importante o cuidado tanto antes de escolher o estúdio e depois cuidando para que ela sempre fique bonita.

Brisa Issa/Especial para BR Press

Foto do Estúdio Tattoo na Paz do Pablo Delic, mais info no flickr dele

Deixe um comentário

Arquivado em tatuagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s